Quer fazer seu dinheiro trabalhar por você? Comece a investir hoje mesmo
1.Porque começar a investir?
Manter o dinheiro parado na conta corrente pode não ser vantajoso para quem tem metas financeiras e pessoais. Quer fazer seu dinheiro trabalhar por você, e ainda não sabe como, Comece a investir hoje mesmo. Afinal, ao investir, você tem a chance de atingir esses objetivos mais rapidamente, fazendo seu patrimônio crescer. Portanto, o primeiro passo a considerar são investimentos de renda fixa.
Lembrando que não fazemos indicações de investimentos, apenas mostramos que existe formas de fazer o seu dinheiro trabalhar por você. É importante estudar cada tipo de investimento antes de começar a investir.
Dentre as várias opções de investimentos de renda fixa, optamos por trazer aqui 4, das quais são mais fáceis de entender, e com baixo risco, ou seja, são mais seguras. Além disso, rendem mais que a poupança e são tão seguras quanto.
2. Tipos de Investimentos de Baixo Risco
Para quem está começando, é importante conhecer algumas opções de baixo risco, como CDB, LCI e LCA.
-
CDB (Certificado de Depósito Bancário): você empresta dinheiro para o banco, que paga juros em troca. Há duas opções: pré-fixado (com rendimento fixo) e pós-fixado (ligado ao CDI, que acompanha a taxa Selic). É ideal para quem deseja segurança e liquidez. Ter liquidez é importante porque a qualquer momento que você precisar, você pode resgatar. Sugiro que você tenha disciplina, para não resgatar por qualquer aperto financeiro.
-
LCI (Letra de Crédito Imobiliário): nesse caso, você financia o setor imobiliário. A LCI é isenta de Imposto de Renda, o que aumenta o rendimento líquido. É um investimento a médio e longo prazo. Tem LCI de curto prazo também, porém os rendimentos não são tão bons assim.
-
LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): funciona de maneira semelhante à LCI, mas o dinheiro vai para o agronegócio. A LCA também é isenta de imposto para pessoas físicas, tornando-se uma boa opção para diversificação.
-
Tesouro Direto: O Tesouro Direto é um tipo de investimentos do governo brasileiro, criado para facilitar o acesso de pessoas físicas a títulos públicos. Ao investir no Tesouro Direto, você basicamente empresta dinheiro ao governo e, em troca, recebe uma remuneração. Esse investimento é considerado de baixo risco, pois é garantido pelo governo.
Esses investimentos são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), oferecendo segurança ao investidor iniciante.
3. Dicas para Novos Investidores
Comece definindo seus objetivos financeiros: quer comprar um carro, fazer uma viagem ou garantir a aposentadoria? Isso ajuda a escolher investimentos adequados ao seu prazo e expectativas. Além disso, diversifique . Ao distribuir dinheiro em diferentes tipos de ativos, você reduz riscos e aumenta as chances de retorno.
Mas se ainda não conseguiu definir seus objetivos, apenas comece a investir e verá seu dinheiro trabalhar por você. Assim que você começar a ver os retornos, será mais fácil traçar objetivos.
E lembre-se, investir exige paciência ; o crescimento é mais significativo no longo prazo. Por fim, mantenha-se informado, utilize aplicativos e ferramentas e continue aprendendo sobre o mercado financeiro. E lembre-se, se todo mês você investir uma quantidade, ao final de um ano, você terá mais do que se não tivesse investido, ou tivesse deixado o dinheiro na poupança ou conta corrente.
Crie o hábito de aumentar gradativamente a quantidade que investe, e você verá o milagre dos juros compostos. Se você começou com 50 reais, faz um capricho de no próximo mês investir 60 reais, e no próximo 65, e assim vai aumentando a cada mês e verá seu dinheiro trabalhar por você.
Pingback: Educação Financeira Infantil - Mova Mundo
Pingback: Melhores Investimentos de Renda Fixa - Mova Mundo